segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Falando um pouco sobre Recursos Didáticos

"Toda a vida é educação e todo mundo é sempre professor e aluno." -- Maslow

São instrumentos que estimulam o aluno  a aprender. Pode ser desde um simples livro até o mais sofisticado aparelho tecnológico. Deve ser bem utilizado para que se possa garantir o alcance dos objetivos.
Os recursos didáticos quando bem utilizados colaboram principalmente para motivar e despertar o interesse dos alunos, além de aproximar o conteúdo trabalhado à realidade, auxiliando a ilustrar as noções mais abstratas, enfim, o recurso didático é um grande “facilitador” dos processos de ensinar e de aprender.
O conteúdo trabalhado com o auxilio de algum recurso didático fica melhor retido pelo aluno que o conteúdo trabalhado somente de forma oral.  Ao tratarmos de recurso didático mais voltado às tecnologias, estas assim como os demais  recursos didáticos têm sua função enquanto  meios que potencializam o ato de  ensinar e de aprender. São usadas principalmente para facilitar a compreensão de conceitos abstratos, na resolução de problemas e ainda, para aumentar a motivação pela aprendizagem. Levando-se em consideração os diferentes estilos e necessidade cognitivas dos  alunos. Os recursos influenciam em maior ou menor grau o rendimento escolar, mas sem dúvida, são muito importantes no auxílio do desenvolvimento da aprendizagem.

Um comentário:

  1. Parabéns!



    Izaura, você sempre na frente com seu dom, habilidade e sabedoria de expor em linhas os seus pensamentos, continue assim, contribuindo com a educação da sua escola, do seu município.

    Abraços da sua prima que tanto te admira.

    Carmelita

    ResponderExcluir