quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Para começo de conversa...

O computador e a aprendizagem

           
A aprendizagem humana é um fenômeno bastante complexo e está diretamente relacionada à associação dos conhecimentos  anteriormente adquiridos com os novos conhecimentos.
 Com as contribuições de Piaget, Vygotsky e Paulo Freire, sobre a importância da interação para a aprendizagem  foi possível superar a visão behaviorista que considerava a aprendizagem simplesmente como  mudança de comportamento.

De acordo com a  perspectiva Piagetiana, a  compreensão do que ocorre, quando o ser humano adquire conhecimentos, deve ser buscada nos instrumentos de mediação entre sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido. Dessa forma nesta  a ação é o ponto de partida para a aquisição do conhecimento.
A teoria de Vygotsky segue a linha Histórico-Social ou Histórico-Cultural, que considera que o desenvolvimento da criança é definitivamente um produto da influência e combinação de fatores orgânicos pessoais (internos) e de variáveis proporcionadas pelo ambiente em que ela vive, isto é, o desenvolvimento cognitivo ocorre dentro de um determinado contexto social. O sujeito e sua colaboração/interação com o ambiente e com seus pares é que constrói seu próprio conhecimento.
Um ambiente de trabalho constituído por diversas mídias e com  computadores, em especial, torna-se   diferente e apresenta muito mais oportunidades para colaboração/interação.
O ambiente com computadores pode proporcionar uma mudança qualitativa nas Zonas de Desenvolvimento Proximal dos alunos visto que a  colaboração pressupõe uma tarefa mútua na qual os parceiros trabalham em conjunto para produzir algo que nenhum deles poderia ter produzido individualmente. Assim, a interação entre pares, permeada pela linguagem (humana e da máquina), potencializa o desempenho intelectual porque força os indivíduos a reconhecer e coordenar perspectivas conflitantes de um problema, construindo um  novo conhecimento.
Maria Izaura Lopes Chimbinha
Itajá/RN- Agosto de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário