quinta-feira, 12 de agosto de 2010

"Se eu soubesse o que eu estava fazendo, não seria chamada pesquisa." (Albert Einstein)

Com os avanços técnicos, científicos e teóricos alcançados pela humanidade ao longo dos anos, o TCC figura como um elemento que pode contribuir  na evolução, e porque não na melhoria  dos sistemas educacionais já que deve ser um trabalho  original e inédito. Essas características devem ser respeitadas de forma muito criteriosa.
          Costuma-se considerar que o TCC deva ser um trabalho de pesquisa extenso, porém, o mais importante é que haja profundidade de estudo e de investigação do tema. Deve haver também emissão inédita das conclusões e apontamentos para novas descobertas e caminhos que dêem continuidade de tais estudos para outras pessoas.

Apresento agora, as primeiras idéias para o meu TCC!!!

O uso do computador enquanto recurso didático pelos professores do Ensino Fundamental e Médio das escolas públicas estaduais de Itajá/RN: limites e possibilidades.


 





Delimitação do problema
            O objeto de estudo dessa pesquisa se apresenta como sendo a utilização do computador como recurso didático pelos professores do Ensino Fundamental  e Médio das escolas públicas estaduais do município de Itajá/RN, o qual emergiu devido às escolas da rede estadual de ensino contarem  com laboratórios de informática e o computador ser um recurso disponível a todos os professores.
            Ao refletir sobre a prática docente com a utilização de recursos tecnológicos surgem questionamentos sobre o como estes recursos estão sendo utilizados na escola ou se não há uma ociosidade dos equipamentos.
            Partindo, da concepção de ensino-aprendizagem que a utilização deste recurso deve servir para auxiliar os professores a dinamizar suas práticas, surgem questionamentos tais como: os computadores estão sendo utilizados nas escolas? Com qual finalidade? E os professores estão preparados para utilizar esta ferramenta em suas aulas? Os alunos gostam?
Justificativa
Muito se tem discutido sobre o uso do computador na educação por ser este um instrumento capaz de ultrapassar as velhas formas tradicionais de ensinar, dando às escolas e professores a oportunidade de fazer inovações na forma de ensinar e também de aprender.
A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma muito acelerada. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essas novas tecnologias. 
A inserção do computador no ambiente escolar é hoje uma necessidade para o surgimento de uma pedagogia inovadora fazendo aumentar mais ainda a importância do papel do educador neste processo informatizado. Este deve se conscientizar de que deve se colocar dentro de seu tempo e caminhar em direção ao desenvolvimento e não fazendo uso das velhas formas de ensinar e de aprender.
A utilização do computador na educação possibilita ao educando e também ao professor novas formas de construir seu conhecimento e transforma a sala de aula num espaço de interação, de troca de informações, de novas possibilidades. Já não se discute mais o uso de computadores nas escolas: esta já é uma realidade muito presente na vida social em todas as áreas e a escola, enquanto instituição formadora de cidadãos não pode ficar à margem desse processo.
 Levy (1994), afirma:
Novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das comunicações e da Informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos. Escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturadas por uma Informática cada vez mais avançada.
            Na prática, as escolas da rede estadual de ensino de Itajá/RN contam com laboratórios de informática. Mas como será que o professor desenvolve suas atividades com os alunos? Os computadores estão sendo utilizados nas escolas para dinamizar as aulas? Com qual finalidade são utilizados? E os professores estão preparados para utilizar esta ferramenta em suas aulas? Os alunos gostam? Por quê?
Para atender a esses (e outros) questionamentos, faz-se de grande importância uma investigação neste campo, visto que o computador pode ser um instrumento pedagógico de grande valia durante os primeiros anos escolares, sobretudo para formar cidadãos mais preparados para atuar numa sociedade altamente tecnológica e informatizada.
Objetivos:
 Geral:
ü  Analisar o trabalho do professor quanto à utilização do computador no Ensino Fundamental e Médio  na rede estadual  de Itajá/RN.

 Específicos
ü  Verificar o grau de aceitabilidade dos alunos e dos professores em relação ao uso do computador nas atividades aplicadas.
ü  Descrever o trabalho do professor em relação à utilização do computador no Ensino Fundamental e Médio das escolas da rede estadual de Itajá/RN

Metodologia:
ü  Abordagem qualitativa;
ü  Estudo de Caso;
O lócus  Escolas Estaduais  João Manoel Pessoa e João Tertulino Lopes– Itajá/RN
Os sujeitos – professores e alunos do Ensino Fundamental e Médio  da cidade de Itajá-RN.
Amostra – 5 professores de cada escola e 8 alunos de cada escola, sendo um de cada ano/série das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.         
Instrumento para coleta de dados:  questionários.

Referencia Bibliográfica
Referências

VALENTE, J. A. Porquê o Computador na Educação. Textos Suplementares. Módulo Internet e Educação. Lavras: UFLA/FAEP, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Integração de Mídias na Educação. Módulo introdutório. SEED/MEC.

DIAS, A. M. L. O currículo na sala de aula: o uso da informática na educação. Educação em Debate, Ano 21 Nº 37, 1999.

HEINECK, Dulce Teresinha - A Interdisciplinaridade no processo ensino-aprendizagem. (nov/2002) Disponível em http://www.unescnet.br/pedagogia/direito9.htm > Acesso em: 07 de abril de 2010.

LEVY, P. e MORAES, M.C.  Informática Educativa no Brasil: uma história vivida e várias lições aprendidas. Revista Brasileira de Informática na Educação, Sociedade Brasileira de Informática na Educação, nº 1, pg. 19-44, 1997.

SETZER, V.W. Computador. Pode ser Perigoso para Menores. Jornal Vida Integral. Entrevista. Disponível em:< http://www.ime.usp.br/~vwsetzer>. Acesso em 01 de julho de 2010.

"Pesquisa é curiosidade formalizada.
 Estar mexendo e estar procurando com um propósito."
 (Zora Neale Hurston

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